IGIP
 
 
Informações Gerais

Associados
ING-PAED IGIP
NMC - Brasil
Comitês Nacionais de Monitoramento (NMCs)
Comitê Internacional de Monitoramento (IMC)
Grupos de Trabalho
Simpósios Anteriores
Contato
 
ING-PAED IGIP
O Registro ING-PAED IGIP - Reconhecimento como International Engineering Educator

Um dos problemas mais urgentes que o IGIP enfrenta em seu trabalho é a preparação do profissional de Engenharia e Tecnologia dedicado a educação. Pensando neste aspecto em 1988 o Simpósio Internacional do IGIP na Basiléia formulou uma recomendação que se segue:

"Prêmios de Nobel" e resultados de pesquisas criam o prestígio de instituições educacionais de tecnologia. Porém, a qualidade da educação é determinada pela "instrução diária do professor".

Esta declaração ainda é verdade. O IGIP criou o Registro ING-PAED então, baseado em um perfil de qualificação mínimo para os professores de Engenharia e Tecnologia.

Programas de treinamento e certificados para os profissionais da área de Engenharia e Tecnologia que atuam no campo da educação definido como aqueles que transmitem conhecimento técnico em uma base profissional, e que difere grandemente na Europa bem como no resto do mundo o que torna certamente difícil de obter um quadro global dos vários sistemas. Também há uma falta de critérios científicos sólidos em condições teóricas e práticas que possam garantir controle de qualidade.

Em tempos de integração global, antes é mais importante se formular um padrão mínimo comum ou perfil de competência sensato para os profissionais da área de Engenharia e Tecnologia dedicados a Educação. O Registro ING-PAED IGIP criado pela Sociedade Internacional de Educação em Engenharia satisfaz estas exigências.

O registro lista as pessoas qualificadas cuja educação, treinamento e experiência profissional satisfazem os padrões mínimos colocados pelo IGIP. Os que obtiverem o registro têm o direito de serem chamados de "International Engineering Educator " e usar o título ING-PAED IGIP.

PROPÓSITO DO REGISTRO

· O Registro ING-PAED IGIP garante um alto nível de competência dos profissionais da área de Engenharia e Tecnologia dedicados à educação e também facilita seu trabalho fora do país de emissão do diploma, visto que é um registro de reconhecimento internacional;

· O Registro provê informação detalhada sobre a educação, treinamento e experiência profissional de seus diplomados para o benefício de empregadores potenciais;

· O Registro garante que os perfis de competência foram definidos, monitorados e revisados, encorajando assim qualificações com uma sólida base teórica e prática dentro de um padrão internacional;

· O Registro e o título "ING-PAED IGIP" geralmente melhoram a posição, papel e responsabilidade de profissionais da área de Engenharia e Tecnologia dedicados à educação em sociedade.

REQUISITOS PARA A AQUISIÇÃO DE REGISTRO

As competências do perfil do ING-PAED estão baseadas em três premissas fundamentais:

O perfil ING-PAED está baseado em três premissas fundamentais:

· Uma base sólida de disciplinas de Ciências de Engenharia é a exigência básica para dos profissionais da área de Engenharia e Tecnologia dedicados à Educação. Segue os padrões para inclusão no Registro de ING-PAED do IGIP para Engenharia e Tecnologia, as qualificações e experiência profissional a um nível avançado.

· Um conhecimento bom sobre Educação em Engenharia (Ingenieurpädagogik) é da mesma maneira importante e um curso de treinamento apropriado deveria ser equivalente a um semestre em universidade (um mínimo de 200 horas) em termos de conteúdo. Cursos para educadores de engenharia deveriam estar baseados no modelo de educação e currículo IGIP para Engenharia, e que são dados por instituições aprovadas pelo IGIP.

· Uma exigência adicional para inclusão no Registro é o mínimo de um ano de trabalho prático como profissionais da área de Engenharia e Tecnologia dedicada à Educação.

Assim, a fórmula para o título "ING-PAED IGIP" é:

Qualificação em Engenharia
+
Treinamento de Educação em Engenharia e Tecnologia
+
Trabalho prático na área de Educação em Engenharia e Tecnologia


A qualificação de engenharia deveria corresponder preferivelmente ao "Europa Ingenieur (EUR-ING)" qualificação definida pela FEANI. No Brasil segue os padrões definidos pelo CREA no caso dos engenheiros e das organizações responsáveis pelos outros profissionais da área de Tecnologia.